QUIROPRÁTICA para Patologias
O nosso corpo, quando em pleno funcionamento, tem a capacidade inata de se curar e recuperar dos desafios que enfrentamos. No entanto, esta capacidade é diminuída quando existem interferências ao seu pleno funcionamento.
A Quiroprática não se foca em mascarar sintomas ou “curar” doenças e lesões diretamente, mas sim garantir o equilíbrio e funcionamento ótimo da nossa coluna, sistema nervoso e corpo em geral e, com isso, permitir ao corpo responder e recuperar naturalmente.
Os pacientes procuram cuidados quiropráticos para os ajudar em várias patologias, como:
- Enxaquecas / cefaleias
- Dor nas costas / Dor lombar
- Dor no pescoço
- Dores articulares
- Hérnias discais
- Dormência e formigueiro
- Ciática
- Escoliose
- Fibromialgia
- Problemas intestinais
- Perda de mobilidade
Vários estudos se têm debruçado sobre a eficácia da quiroprática nestas condições:
Um estudo (1) que envolveu 104 pacientes diagnosticados com hérnia discal cervical comparou as melhorias registadas, redução da dor e custos de tratamento em pacientes tratados com ajustamentos vertebrais ou com injeção de analgésicos e verificou melhores resultados nos pacientes com dor cervical subaguda ou crónica submetidos a ajustamentos quiropráticos. 86.5% dos pacientes que receberam ajustamentos vertebrais mostrou uma melhoria significativa, comparativamente a 49% dos que receberam injeções de analgésicos.
Outro estudo (2) investigou a eficácia da quiroprática na dor de cabeça cervicogénica, verificando uma diminuição da frequência da dor de cabeça nos pacientes que receberam tratamentos quiropráticos em 3 meses. Estes resultados sugerem que a quiroprática pode ser uma opção de tratamento em pacientes com cefaleia cervicogénica