A Quiroprática é a profissão de saúde preocupada com o diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema neuro-músculo-esquelético e seus efeitos na saúde geral. Baseia-se em técnicas manuais, incluindo ajustes e/ou manipulações articulares, focando principalmente nas subluxações.
– Organização Mundial de Saúde (OMS)
Sobre a Quiroprática
A quiroprática é uma profissão de saúde de primeiro contacto que lida em especial com a coluna e sua relação muito próxima com o funcionamento do sistema nervoso. Praticada em mais de 100 países e com milhões de pessoas ajustadas diariamente por todo o mundo, é considerada a 3ª grande área de saúde a nível mundial.
Desta forma, os ajustes quiropráticos não são exclusivos a pacientes com determinadas condições ou mesmo idades. A quiroprática é para todos os que querem usufruir da sua saúde em pleno – desde atletas, a bebés, mulheres grávidas ou idosos.
Um dos principais pilares da quiroprática é o conhecimento de que o corpo, quando em pleno funcionamento, tem a capacidade inata de se curar e regular. O papel do quiroprático é potenciar essa capacidade. Centra-se, por isso, não no tratamento de sintomas mas sim em manter e restaurar a atividade e capacidade de resposta do organismo e, com isso, permitir a recuperação.
No fundo, permitir ao corpo funcionar bem, para que nos possamos sentir bem.
como funciona?
O sistema nervoso (cérebro, medula espinhal e nervos) controla todas as funções do nosso corpo e a coluna vertebral é o seu grande escudo protetor. A partir da nossa coluna vertebral nasce uma infinidade de redes nervosas que se ligam a todas as partes do corpo. Por esse motivo, qualquer alteração na coluna afeta o sistema nervoso e, consequentemente, várias áreas e funções do nosso corpo.
Ao longo da nossa vida, é muito comum ocorrerem distúrbios no funcionamento da nossa coluna vertebral – as nossas vértebras perdem o seu movimento ótimo ou deslocam-se ligeiramente, colocando pressão sobre o nervo adjacente, o que causa uma diminuição no fluxo de informação no sistema nervoso, podendo dar origem, não só a dor local, como a diferentes distúrbios e desequilíbrios. A estas ocorrência chamamos de subluxações.
Vários fatores levam ao aparecimento de subluxações:
- Fatores físicos: esforços repetitivos, quedas, má postura, gravidez, parto, acidentes.
- Fatores químicos: medicamentos, falta de hidratação, dieta, alcóol, tabaco, contacto com produtos químicos (ex. detergentes, desinfetantes, combustíveis, lubrificantes).
- Fatores emocionais: todas as emoções que sentimos e não processamos corretamente – stress, ansiedade, depressão.
As subluxações podem causar múltiplos sintomas, desde disfunções posturais, a dores articulares, dores de cabeça, desenvolvimento de processos inflamatórios e até a degeneração da própria vértebra.
O principal objetivo do quiroprático é detetar e corrigir estas subluxações, removendo as interferências que impedem a transmissão e receção de impulsos nervosos entre o cérebro e o resto do nosso corpo.
Através de técnicas manuais, suaves e precisas, e sem recorrer a medicamentos, localizamos, corrigimos e prevenimos estes distúrbio com o objetivo de restaurar o normal funcionamento da coluna e do sistema nervoso
É seguro?
Vários estudos científicos comprovam a segurança e eficácia dos ajustes quiropráticos, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um tratamento seguro e com efeitos adversos reduzidos, transitórios e muito ligeiros.
Para esta segurança é essencial a extensa formação que um quiroprático recebe, que lhe permite garantir que o ajuste é feito da forma correta. É, por isso, muito importante que os ajustes quiropráticos sejam sempre realizados por um profissional devidamente qualificado.
Um Quiroprático passa por uma formação universitária de 5 anos. Esta formação inclui anatomia, radiologia, neurologia, técnicas quiropráticas e outros. A formação tem uma forte componente prática e também teórica, que incutem ao quiroprático uma sólida base científica.
Os quiropráticos são altamente treinados em métodos de diagnóstico, permitindo garantir que os tratamentos são adequados a cada paciente, de acordo com a sua idade, condição física e historial, e respeitam sempre a fisiologia natural de cada pessoa. Por esse motivo, todos – dos 0 aos 99 anos -podemos usufruir dos benefícios com segurança.
Faz sentido para mim?
A Quiroprática é uma poderosa aliada na manutenção e recuperação da saúde em diversas áreas ao longo da nossa vida. Não se focando em tratar sintomas, é uma alternativa não medicamentosa para restaurar o funcionamento do sistema neuro-músculo-esquelético – articulações, músculos, tendões, ossos, nervos e outras estruturas responsáveis pelo movimento do corpo – permitindo ao nosso corpo recuperar e funcionar melhor.
Veja em detalhe algumas áreas em que a Quiroprática o pode ajudar: